Arquivo do blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Terceiro relatório!

PRÓLOGO:

Em BGL há esta montanha que se chama Schlafende Hexe. Alguém consegue ver a bruxa dormindo?


========================================

Meus queridos compatriotas brasileiros und alle die liebe Freunde aus Bayern, dass unsere blog schaut! Herzlichen willkommen zur dritte Woche! Sejam bem-vindos à terceira semana do 1º grupo NGE do distrito 4630 que está no distrito 1840 no sul da Alemanha, na linda Bavária!

Nem preciso dizer quem está atualizando essa bodega de novo né? Seria tão bom se o meu grupo aceitasse as delegações e cada um puxasse a responsabilidade para si e também atualizasse o blog... Mas fica tudo nas costas do líder do grupo mesmo. Alguém tem que pensar nos nossos familiares aí no Brasil, certo?

Sem mais delongas vamos começar o dia 07 de fevereiro de 2012:
No dia anterior nós haviamos chegado no Rotary Club de Bad Reichenhall-Berchtesgaden, e após uma recepção muita boa nós fomos cada um para casa passar um tempo com as famílias (onde eu acabei indo dormir 04:30 pra terminar o último post, vamos ver até que horas vai hoje!) No dia seguinte nós acordamos cedo para visitarmos um museu de sal, já que a região de Berchtesgadener Land é bem famosa devida à sua produção de sal, sendo que nas proximidades há uma cidade na Áustria muito famosa pela produção de sal também, chamada Salzburg (cidade do sal). Quanto sal numa frase só. Enfim, após a visita do museu tivemos um tempo livre para andarmos pela cidade e fomos almoçar a comida típica bávara. À tarde os rotarianos nos levaram de carro para conhecer a empresa Schoßwendter na Áustria que manipula árvores para fazer materiais de construção, pellets de madeira para queimar nas lareiras e também gera energia termoelétrica para a sua própria fábrica e para a região. À noite nós fizemos a nossa primeira apresentação em Power Point para o Rotary de Bad Reichenhall-Berchtesgaden, onde falamos um pouco de nós, do Brasil e também tocamos "Garota de Ipanema" para os ouvidos alemães. A noite acabou muito bem!





















Dia 08 de fevereiro de 2012, dia de acordar cedo para visitarmos a cidade de Salzburg, na Áustria! É perigoso falar aqui que a Áustria é linda e a cerveja é boa (Stiegl) porque senão os bávaros ficam todos mexidos. Mas a Áustria é linda sim, e a cerveja eu não tomei, por recomendação dos alemães! Hauhauah! Enfim, chegamos em Salzburg no nosso grupo e fomos conhecer esta cidade maravilhosa. Em príncipio visitamos o Hangar 7 da Redbull que fica ao lado do aeroporto, onde tem a coleção particular dos aviões da Flying Bulls, carros de fórmula 1 e helicópteros e aviões do dono da Red Bull. Coisa de gente que não tem muito dinheiro, sabe? Heheheh! Em seguida conhecemos a casa onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, onde também é um museu que conta um pouco de sua história. Fomos para a catedral de Salzburg, depois em outra igreja, almoçamos, tivemos um tempo livre para as compras, tomamos um café no Tomaseli e depois viajamos para casa!


































Mathias e o Buttnmandl! Tradicionalmente usado no natal junto com o St. Nikolaus

Grüss Mathias! Danke für das Schlagzeug!

No dia 09 levantamos cedo novamente para ter um contato com a natureza (a Najla adora essas coisas, e eu também!) conhecemos o parque nacional da Alemanha, o qual é intensamente protegido da civilização e depois fomos conhecer o Königssee, onde as meninas tiveram a oportunidade de comprar os seus Dirndls!! A roupa típica das mulheres bávaras aqui, até fiquei a fim de comprar uma Lederhose (calça de couro), mas tava muito caro para a minha condição financeira. Hahauhua! Enfim, depois seguimos para uma montanha para aproveitar a bela paisagem e o Sol, mas este sacana acabou se escondendo quando chegamos a uma altitude de mais de 1.000 metros, então nós fomos almoçar em uma cabana, voltamos para casa e depois fomos preparar a nossa noite alemã e a nossa última noite com o Rotary de Bad Reichenhall-Berchtesgaden em uma cabana também em uma montanha! A noite foi fantástica e a experiência foi inesquecível. Espero que os alemães gostaram da nossa caipirinha! hehehe!


































No dia seguinte (10) de manhã nós trocamos de cidade, e antes mesmo de conhecermos a nossa família nós fomos conhecer a empresa alemã que constrói ferramentas para linhas de trem, a Robel!! A empresa é fantástica, e nos mostrou novamente os sistemas de produção empregados para realizar projetos que duram meses e anos, como a nossa guia falava português, parece que o grupo aproveitou bastante e por isso conseguiram fazer bastante perguntas. No almoço conhecemos o querido Rotary Freilassing Laufen, que preparou um programa extraordinário para nós também. Conhecemos as nossas famílias e nos arrumamos para assistir uma apresentação de ballet "Elements" pelo teatro de Salzburg na Áustria, deu pra sentir uma emoção no heart! Em seguida jantamos em um restaurante italiano e voltamos para casa!

















Dia 11 de janeiro foi o dia em que ambas as Najlas se separam do restante do grupo, uma foi ver floresta e a outra foi ver hospitais alemães. Os outros quatro foram para Salzburg ter  uma visita orientada por um arquiteto renomado da cidade, que projetou principalmente a universidade de Salzburg (bela por sinal) e uma hidroelétrica! O grupo de se reuniu novamente no almoço, e à tarde nós fomos conhecer a cidade de Laufen, onde visitamos a prefeitura, soubemos um pouco da história antiga da cidade e também conhecemos a capela onde a música "Noite Feliz" "Stille Nacht, Heilige Nacht" foi criada! Mas esse último em solo Austríco na cidade de Berndorf! Em seguida fomos para um shopping europeu, novamente em Salzburg na Áustria, o Europark! Ficamos um tempo lá e depois viajamos novamente para a Alemanha, fazer outra apresentação nossa para o Rotary club de Freilassing Laufen. Teve direito a tudo novamente, falar sobre nós mesmos, sobre o Brasil e cantar "Garota de Ipanema", aqui o pessoal já estava ficando craque!




























Um pé na Alemanha e outro na Áustria!
















12 de janeiro no domingo fomos ver como era a celebração uma missa na Alemanha, o que foi interessante. Foi um pouco frio, já que a igreja não tem aquecimento, mas mesmo assim valeu a nossa presença lá, que foi lembrada pelo padre, ele ainda brincou dizendo que a gente podia levar um pouco do clima da Alemanha embora, já que eles estavam com um frio de lascar nesses dias. Hehehhe! Assim que acabou a missa, conhecemos um pouco mais da igreja, onde nos foi mostrado algumas relíquias que estavam guardadas lá, e depois nós fomos para uma cidade perto de Laufen, ver uma competição de Schnalzer: um bagulho louco onde tem um time de pelo menos 8 pessoas que ficam enfileiradas, batendo seus chicotes. A regra é clara Arnaldo, ganha o time que conseguir bater os chicotes ao mesmo tempo (ou que mais se aproximar disso) pelo menos umas 5 vezes. O negócio é alto pra caramba, é bom levar protetores auriculares sempre. Depois dessa curiosidade, eu e as duas Najlas, o Christian e o filho dele, fomos curtir uma piscina na Alemanha, enquanto a Hana, Patrícia e Alan foram para a feira Bauen & Wohnen em Salzburg,  (isso mesmo, ficamos na piscina curtindo enquanto os outros foram trabalhar). Curioso foi, que há uma seção da piscina em que ela é aquecida a 35ºC, mas você fica fora do complexo, ou seja, sua cabeça está a -8ºC, e ainda há a possibilidade de você através de uma escada sair da piscina e aproveitar intensamente o frio. Maravilha, tive que fazer isso justamente com quem? A cunhadinha Najla né, peguei ela no colo e deixei ela fora da piscina pisando no gelo, apanhei um pouquinho mas deu pra dar boas risadas! À noite reunimos o grupo novamente para fazermos a nossa noite brasileira na casa de um escultor. Ele nos mostrou a sua oficina e depois nós servimos pão de queijo, brigadeiro, quitutes e caipirinha. Tocamos bossa nova, pop, MPB e a Hana e Najla dançaram flamenco pra animar todo o clube de Freilassing-Laufen. Uma noite fantástica!

































Dia 13 de janeiro era dia de nos despedirmos do clube de Freilassing-Laufen, porém antes de darmos o tchau, o clube ainda havia preparado várias visitas para nós. De manhã fomos para uma escola técnica na Alemanha, ou seja, em uma escola que prepara os formados do colégio fundamental para uma profissão, na Alemanha há três tipos diferentes de sistemas educacionais e a Berufsschule se encaixa após dois deles. Ela é destinada apenas para quem não gostaria de começar a faculdade para estudar medicina, direito, arquitetura, engenharia e afins. Nas fotos abaixo vocês podem ver um pouco da estrutura que a escola oferece para seus alunos aprenderem a sua profissão: Turismo/Hotelaria, Carpinteiro, Pedreiro, Mecânico, Pintor, Cozinheiro, etc. Depois do almoço fomos para uma cidade perto de Burghausen visitar um monastério que virou uma igreja barroca e depois fomos tomar um café para sermos levados até ao clube de Rottaler Land em Eggenfelden. Neste clube fizemos a nossa apresentação em Power Point, e falamos sobre nós, o Brasil e tocamos "Garota de Ipanema".


































Para começar o dia 14 no Rotary novo, fomos cedo para Simbach connhecer a empresa de design de Martin Ballendat, o qual nos recebeu gentilmente e bateu um papo bem valioso conosco. Ele nos mostrou como ele cria as cadeiras para serem produzidas em massa pelas empresas, desde o processo de concepção da ideia até a manufatura do protótipo! Depois nós fomos almoçar e à tarde fomos para a Coplan AG em Eggenfelden, uma empresa de consultoria de arquitetos e engenheiros que tem diversos projetos espalhados pelo globo. Após um rápido café na casa da organizadora do nosso intercâmbio no clube, a Tanja, nós fomos aproveitar a vida noturna da Alemanha! E neste caso nós fomos andar de kart! Tô doído até agora, mas não consegui nada melhor que o penúltimo lugar, o Alan do contrário ficou em segundo lugar! Só perdeu para um alemão que era o Michael Schumacher daquela pista ali.
































Ontem, dia 15, fomos para a cidade religiosa mais sagrada e que também é "literalmente" o coração da Alemanha: Altöttingen. Nesta cidade é onde está situada a capela que abriga a Schwarze Maddona, ou a negra Maria, né? A cidade é o centro da peregrinação e também é perto da cidade onde nasceu o nosso atual papa Benedikt. Por azar e sorte, a capela estava fechada quando nós fomos ontem porque eles a estavam limpando, porém, deu pra dar uma olhada bem rapidinha, e quando perguntamos onde estava a Maria,disseram que ela estava na igreja a poucos metros dali. O que foi bom, pois deu para tirar foto dela na igreja, sendo que na capela era proibido. Enfim, depois de visitarmos mais algumas igrejas, nós fomos para Ach na Áustria almoçar, cidade fronteira com Burghausen, esta que possui o castelo mais longo do mundo com mais de 1 km. Depois do almoço visitamos o castelo com uma guia e descobrimos um pouco mais da história medieval do lugar, e depois fomos conhecer a casa onde o Papa nasceu, em Marktl. Curioso que na foto há uma escultura feita por um artista famoso chamado Neustifter, e foi justamente ele que nós encontramos mais tarde em seu atelier. Lá eu dei uma entrevista para o jornal local, e cada um de nós do grupo ganhou um pendante com o seu signo. Nada melhor para agradecer a cantoria que a gente proporcionou ao artista, "Garota de Ipanema" novamente! Heheh! À noite o grupo se separou e eu fiquei com a Patrícia, Alan e a Najla para fazer uma noite brasileira, porém recheada com um monte de especialidades bávaras que a Bárbara preparou para nós! Estava tudo uma delícia e a caipirinha estava boa também!






















E você aí no facebook achando que a chave pra ajudar os Bêbados era uma coisa nova né... Pois é!




















E finalmente hoje, fomos para Regensburg, uma das cidades mais antigas da Alemanha e que data desde a época dos Romanos. Fantástico encontrar quase todos os estilos de igrejas na cidade, a Romana, Gótica e Barroca. Tivemos um tour guiado em inglês e depois do almoço tivemos tempo livre para conhecermos a cidade e fazer algumas compras! Hoje à noite fomos também para o carnaval aqui na Alemanha! Estava bem animado, e penso que deu pra dar uma boa relaxada.


































Agora vou dormir né, tem mais 11 dias, e pretendo não ser um zumbi daqui pra frente!

Até a próxima!

Att

Marcelo Felipe Iseri Kopp
NGE 4630 TEAM LEADER

2 comentários:

  1. A objetividade e clareza de seus relatos, me fizeram sentir como se estivesse junto com voces. Parabens pelo otimo desenvolvimento desse trabalho Rotario de todos voces e podem ter certeza que nós estamos orgulhosos por essa turma formidavel que voces estão se revelendo. Rotary está muito bem representado. PARABENS !!! De cada um de nós, Rotarianos e Pais.
    E convidem seus hospedeiros para tambem vir conhecer nosso amado Brasil.

    ResponderExcluir