Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

The last report!

PRÓLOGO: O conhecimento surge como um belo nascer-do-sol da Alemanha



=================================================================    

       Dear rotarian friends all over the world, from both the districts 4630 and 1840, welcome to the last update of the fantastic experience that was the New Generation Exchange program to Germany! Few are the words that I have to express my gratitude to all the Host families, friends and everyone who made the efforts necessary that we could live 5 wonderful weeks in the beautiful Bavaria! Special thanks to Howard Gabe (NGE Coordinator District 4630), Stefan Lesny (Chairman district 1840) and Jürgen Horvath (NGE Coordinator 1840). THANK YOU VERY MUCH!

Now let's remember the last eleven days of our NGE program.

17 de Fevereiro de 2012, no último dia com o Rotary Club de Rottaler Land, despedimo-nos de nossas famílias anfitriãs e fomos conhecer a empresa Haas Group, juntamente com os dois CEO´s da empresa Xavier Haas e Tanja Haas! Esta empresa fabrica casas de madeira que ao invés de serem construídas inteiramente no canteiro de obras, tem o teto e as paredes fabricadas dentro da indústria. Então, em 1 dia eles levam as peças para o local e lá montam a casa como um quebra-cabeças, loucura né? Dentro da indústria o Xavier nos mostrou as diversas estruturas de madeira e também o jeito que elas são construídas. Mais tarde a Tanja mostrou pra gente 3 casas-modelo que tem dentro da empresa, feitas totalmente de madeira, e mostrou a gama de opções que o consumidor pode escolher pra colocar dentro de casa. Depois nós almoçamos e viajamos para a cidade de Prien para encontrar o Rotary Club de Chiemsee. Tivemos uma recepção bem deliciosa, com bolos, tortas e café! À noite tivemos uma janta com Schweinebraten e também servimos caipirinha para os nossos anfitrões!











No dia seguinte (18) nós voltamos para Berchtesgaden visitar a Salzbergwerk, ou seja, a mina de sal da região! Não nos era permitido tirar fotos dentro do local, mas era fantástico o que eles fizeram com o lugar, transformaram uma mina de sal em uma atração turística high-tech, com direito a transporte de trenzinho, escorregar por mais de 100 metros e atravessar um lago com 27% de sal e 180cm de altura com um show de luzes de LED e retroprojetores. Valeu a pena a visita, além de aprender muito sobre todo o processo do sal, claro! Depois de almoçarmos em um restaurante do lado do museu (e eu e a Patrícia pedirmos um Penne al arrabiata meio picantérremo!) nós voltamos para Prien am Chiemsee e voltamos para casa para nós prepararmos para a festa de carnaval...IN RIO DE JANEIRO. Haha! Viajamos para Munique em um dos hotéis mais luxuosos da cidade, o "Bayerischer Hof" e fomos conhecer esse carnaval alemão brasileiro que eles haviam selecionado para nós. Bom, o resultado foi um banho de cultura brasileira, e também das músicas que eu não suporto. Houveram diversas apresentações do nosso país e os alemães tadinhos, pensaram que ouviriam batucada de samba, mas no final das contas era um Olodum! O funk, axé e sertanejo estavam rolando solto com o Dj brasileiro, mas depois uma cantora brasileira com o seu, sambinha e pagode até que deu uma salvada na festa! Teve uma apresentação fantástica de capoeira e no final das contas deu pra gente dançar um monte e se divertir com nossos amigos alemães! Detalhe que uma caipirinha custava €11,00 com cachaça Pitú ainda por cima! Podíamos começar uma tendinha de caipirinha na Alemanha que dava pra ficar cheio da grana fácil fácil, com melhor qualidade ainda por cima! Hehehe! No fim da festa, antes de voltarmos para casa demos uma parada no Mc Donald's onde eu comi o meu único Big Mac na Alemanha, o qual estava "razoável" por sinal, não sei se era por causa do horário ou por causa do hambúrguer. Chegamos 04:30 da manhã em casa, prontos para enfrentar o próximo dia, (ah ham!).









A princesa e o príncipe da edição 2012 do Fasching de Munique





Tudo beleza aqui

BORA REQUEBRAR MULHER!

Fim de festa no Mc Donald's!


19 de fevereiro de 2012, após a festa do dia anterior, pode-se dizer que o nosso café da manhã foi o almoço! O dia prometia ser puxado, já que nós fomos visitar a igreja de St. Jacob em Urschalling e depois subir uma montanha para descer de trenó. Na igreja, a guia nos explicou as pinturas que datam do século 12 explicando passagens bíblicas do velho e novo testamento. Depois nós fomos subir uma montanha durante uma hora, para tomarmos uma cervejinha, fazer uma boquinha e descer de trenó! A diversão nunca para nesses momentos, principalmente quando a gente ataca as Najlas com bolinhas de neve. Heheheh!










Na segunda-feira, dia 20 nós fomos cedo conhecer a empresa Koco, administrada por um rotariano que previamente trabalhava com coberturas têxteis de estádio, não necessariamente tecidos, mas com um teflon transparente que foi desenvolvido pelo seu pai, uma curiosidade é que ele disse que o teflón que vai revestir o telhado no Maracanã é fábricado e desenvolvido pela empresa dele, loucura não? Enfim, a Koco é uma empresa que vende, instala e dá assistência para painéis solares para energia. Em uma palestra ministrada por ele, foi mostrado os desafios dessa energia limpa e também de como ela é promissora e mais acessível financeiramente do que no passado, tornando-a atrativa ao consumidor final e empresas. Após saber diferenciar os painéis solares monocristalinos e policristalinos, demos uma olhada no teflon que vai revestir os estádios da copa (e subimos nele também) e fomos visitar o parque de coleta solar construído pela Koco, que fica ao lado do serviço secreto alemão, pelo menos a segurança ali está garantida! Mais tarde fomos almoçar e depois voltamos para Prien am Chiemsee para dar uma olhadinha no museu da cidade, lá encontramos uma brasileira muito simpática que traduziu as explicações da Guia no Heimat Museum, falando como viviam as pessoas naquela casa da idade média. Ela também mostrou o chapéu típico das mulheres de Prien, os quais contém laços em cima do chapéu que são originais de cada mulher. Na última noite em Prien fomos para o Rotary Chiemsee, onde fizemos novamente uma palestra sobre o Brasil e tocamos garota de Ipanema!







Três patinhos na lagoa no velocímetro. Só para um Audi Q7 em plena Autobahn, né!













Livro com laços de chapéu já existentes. Ninguém poderia fazer um laço que já existisse ali, somente originais





Na terça-feira (21), tivemos um curto último programa com o Rotary Chiemsee e depois partimos para o Rotary Club Murnau-Oberammergau. De manhã tivemos a oportunidade de conhecer a padaria alemã Müller, e aprendemos a como fazer Pretzels, ou pelo menos como dar o formato dele girando ele no ar! Bom, as meninas se deram bem, mas eu não peguei o jeito da coisa não... Pode-se dizer que essa visita técnica foi bem deliciosa, provamos o pão que eles fizeram, o Krapfen (espécie de sonho que é produzido somente na época de carnaval) e depois de vermos todos os equipamentos na fábrica deles, fomos na padaria do centro de Prien para ter um café da manhã delicioso! Depois demos uma volta na praça da cidade, conhecemos a igreja de estilo barroco e seguimos viagem para Murnau para encontrar o próximo Rotary, paramos em uma igreja no caminho, na cidade de Weihenlinden que também é famosa pela peregrinação, quase igual à capela de Altötting, mas ao invés de uma Maria negra, lá ela é branca. Ela é famosa também por conter uma relíquia com o sangue de Jesus em uma partícula da cruz. Depois da parada seguimos viagem e paramos no almoço em um restaurante que era o ponto de encontro onde o outro Rotary iria continuar a viagem, conhecemos nossas novas famílias hospedeiras e fomos para um jantar, onde apresentamos novamente sobre o Brasil e tocamos garota de ipanema. Dá pra montar a banda já! 

Chiemsee congelado!








O meu pretzel tá muito lindo... Hahah!

Krapfen, o sonho alemão!


























No primeiro dia de programa (22) com o Rotary Murnau-Oberammergau fomos conhecer paisagens paradisíacas! Começamos com o Partnachklamm em Garmisch-Partenkirchen, que é um desfiladeiro onde tem suas cachoeiras caindo entre as paredes do local... Bom, caindo no verão, porque no inverno que nós estávamos as cachoeiras estavam todas congeladas, o que tornou esta visita muito interessante! Conhecemos também o complexo esportivo de Garmisch-Partenkirchen, a cidade que hospedou os jogos olímpicos de inverno de 1936. Em seguida fomos para a Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha com 2.962 metros, lá tivemos a oportunidade de entrar em um hotel de gelo (sim, um iglu) e almoçar no Biergarten mais alto da Alemanha! Hehehe! A paisagem é fantástica! Para subir até um primeiro estágio nós fomos com o trem, e depois subimos de bondinho para o cume da montanha, tirar  foto com a cruz que marca os 2.962 metros!




















Copacabana das neves!







Eibsee, também congelado!



No dia seguinte, 23 tivemos um dia com um programa bem cheio! De manhã fomos conhecer o Bayerische Staatsforsten, a companhia do governo que toma conta da extração de madeira das florestas da Baviera! Programa especial pra Najla que ganhou diversos tocos de madeira de árvores diferentes! Hehehe! Lá vimos métodos de extração das árvores e também um trator impressionante que cortava a árvore,  limpava de seus galhos e já cortava nas medidas específicas. Muita tecnologia para este ramo! Depois fomos dar uma olhada na ponte em arco, a Echelsbach que passa por cima do rio Ammer, específico para as arquitetas, Hana, Patrícia e o engenheiro civil, Alan. Depois fomos conhecer o centro de reabilitação em Waldburg que cuida de vítimas acidentadas, que apresentam algumas sequelas e precisam se readequar à vida em casa ou no trabalho, programa especial para a Najla Dutra. À tarde fomos para Oberammergau conhecer o teatro que realiza as peças da Paixão de Cristo, o local é famoso mundialmente por causa desta atração que ocorre a cada 10 anos e começou no ano de 1.634, como um juramento para que as mortes causadas pela peste negra cessassem, o que acabou ocorrendo na primeira apresentação da peça. Enfim, a próxima atração será 2020, e as peças anteriores já contaram com todos os ingressos vendidos para todas as apresentações no ano e detalhe: só pode participar da peça quem é residente de Oberammergau! Continuando o nosso dia, mais tarde fomos para o escritório do Bayerische Staatsforsten onde tivemos mais alguns detalhes da atuação da companhia nas florestas (planejamento estratégico do corte de árvores, controle populacional de animais, etc) e depois fomos assistir em um dos campos deles a alimentação de veados, que precisam ser alimentados no inverno, pois caso contrário eles acabam comendo as árvores que estão crescendo devido à falta de comida suficiente na estação. Depois de voltarmos para casa, fomos nos reunir na casa do Andy para jantarmos, tive a oportunidade de vestir uma Lederhosen! Pacote completo do dia então, garotas de Dirndls e eu de Lederhosen! Na janta servimos caipirinha e ainda deu pra aprender um pouco da dança típica bávara... Hehehe!













Troca de flâmulas com o presidente do Rotary Murnau-Oberammergau




Teatro aberto onde acontecem as peças da Paixão de Cristo










Reencontro com a minha amiga Henni!



Andy!

Aprendendo os passos bávaros com estilo!
O dia 24 de fevereiro foi um dia triste, pois era o último dia com o Rotary Murnau-Oberammergau... Conhecemos um ginásio de esportes que produz mais energia do que consome, a tecnologia consiste em aproveitar a luz do sol e da física para mantê-lo sempre em uma temperatura estável isolada, o custo: 2,3 milhões de Euros. Conversamos com o arquiteto responsável pelo projeto, e ele demonstrou todo o local e explicou a respeito da funcionalidade deste. Mais tarde fomos conhecer a melhor clínica de atendimento médico do sul da Alemanha, que está em Murnau! Ela está situada perto dos alpes e normalmente cuida dos acidentes que ocorrem na montanha, principalmente causados pelos esportes de inverno (sky, snowboard, montanhismo), a estrutura é fantástica! O Dr. Alexander nos explicou passo a passo a chegada de um paciente e mostrou cada sala e a sua função. Basicamente o paciente pode chegar de ambulância ou helicóptero (pelo que foi dito, até 5 helicópteros podem pousar concomitantemente no hospital) e vai direto para a sala de ressuscitação, nesta sala o paciente pode ficar apenas 5 minutos (de acordo com o relógio colorido lá embaixo) e depois já tem que ser despachado para a sala ao lado que tira um CT da ponta do cabelo do paciente até o dedinho do pé em poucos minutos, com corte de imagens de 4 mm cada. Após descobrir os problemas com o paciente com essa análise em 15 minutos eles fazem os tratamentos adequados ao paciente. Demos uma olhada nas 40 salas de UTI disponíveis que são equipadas com equipamentos de ponta. Depois demos uma olhada na sala de cirurgia (mas por fora, pois não estávamos esterilizados!), e também no centro de reabilitação com o centro de fisioterapia, ergonomia, psicologia, dentre outros. Após o almoço passamos um tempo no centro de Murnau e fomos para a estação de trem para viajarmos para o nosso último destino, Munique! A despedida foi triste, mas sentimos que deixamos bons amigos para trás. A viagem foi tranquila e depois de nos separarmos para as nossas famílias hospedeiras, fomos encontrar o Rotaract que nos levou para a noite badalada de Munique! Primeiro paramos na Augustiner, o lugar típico onde os habitantes verdadeiros de Munique vão, em seguida fomos para um café tomarmos um drinque e ainda mais tarde fomos para uma balada. Se eles não fossem da família rotária, eu teria certeza que eles queriam nos matar, heheheh! Enfim, saímos 02:30 da festa, e os integrantes do grupo foram sortudos, pois ainda haviam trens disponíveis para eles... Menos para mim. Andei 15 km até chegar em casa, mas foi bonito ver a cidade de 1,5 milhões de habitantes à noite. A segurança na Alemanha é incrível.

Um ginásio de esportes nos moldes de uma Passivhaus




A clínica em Murnau 



O relógio decisivo


Sala de ressuscitação


Quarto de UTI

Academia para os pacientes







Técnica do espelho para trabalhar com membros amputados. O alívio está no cérebro que é enganado pela outra mão




Murnau



Como estava muito quente (10ºC) resolvemos tomar um sorvete!








Corre Andy!

Conversando com a galera do Rotaract Gammering na Augustiner

















Minha caminhada noturna. 

COMO EU CHEGUEI AQUI?


CADÊ A MINHA CASA!?
O dia 25 de fevereiro foi o dia das compras e da noite brasileira para o Rotary München West. Passamos o dia em Munique na Marienplatz, e depois fomos para a casa onde estava hospedada a Najla Dutra e a Hana para fazermos um bife acebolado com arroz, maionese, caipirinha e pão de queijo! Foi bom comer carne de novo, mas provavelmente os nossos amigos não ficaram tão animados com a comida. Hahaha! Tristeza... 












No dia 26 nós fomos visitar o museu Brandhorst que foi muito interessante, com diversas obras de Andy Warhol, David Claerbout e outros! Depois do almoço já tivemos que voltar para casa para arrumarmos as nossas malas, para que na segunda-feira nós já estivessemos prontos para voltarmos ao Brasil. À noite tivemos um jantar de despedida para o nosso grupo, onde tivemos as ilustres presenças dos caríssimos Stefan Lesny e Jürgen Horvath! Foi muito bom rever também o Rotary Münchner Freiheit, e o Rotaract. A festa era de nostalgia já, fizemos a nossa apresentação brasileira, tocamos bossa-nova e mostramos as fotos que estava aqui no blog para todos os presentes... É já estava dando saudade da Baviera....











Najla feliz com o seu presente dado por Susanne, um potão de Haribos!


Trocando flâmulas com a presidente do Rotary München West, Alice!

E aqui com o presidente do Rotaract Garmmering

Toda a equipe com Jürgen Horvath (esq) e Stefan Lesny (centro)

As flâmulas de todos os clubes! (Faltou a de Murnau que estava com a Najla...)
No último dia na Alemanha, começamos o último programa fazendo uma visita no Deutsches Museum. É um museu fantástico, porém, com as poucas horas que tínhamos não seria possível ver muito do local, mas deu para ver exposições interessantíssimas e conceitos tecnológicos novos, e também das antiguidades que tornaram a tecnologia como ela é hoje. Tivemos uma apresentação de alta tensão, com direito à gaiola de Faraday (o homem entra na gaiola, e alguém dá diversos choques na gaiola. Até hoje funcionou bem! Hehe!). Bom, depois do museu, almoçamos e fomos para o aeroporto para pegar o voo de volta ao Brasil. O grupo de NGE muito gentilmente me deu um presente, uma caneca e um leãozinho bávaros! Obrigado seus gatinhos. Obtemos ajuda para levarmos todas as nossas pesadas malas pelo Rotary München West e despedimos de todos no saguão do aeroporto... Deu saudade do frio e das experiências vividas.


Gaiola de Faraday


Óia, gerei 900 watts de energia!!




O meu peso afunda 0,000000096 (são 7 zeros ali!) de metros o concreto! Nanotecnologia!

A Hana 72 nanômetros

A Najla(1) 93 nanômetros (?)

E a Najla(2) 71 nanômetros, isso que dá comer muito!

Ferrofluído!











O adeus!




O presente!

Ninguém se encontrou no hall pra pegar mais coisas pra comer dessa vez.... Todo mundo morto!

A chegada no Brasil foi uma maravilha... de quente! A recepção foi maravilhosa e bem animada! E o melhor foi além de encontrar os pais, ter um autêntico churrasco brasileiro! Não faltaram palavras para descrever a maravilhosa viagem que fizemos, e calor para derreter os nossos chocolates. Posso dizer que até estou sentindo falta do frio já... hehhehe!









A Najla Dutra pegou outro voo, pena!



Churrasco!!

Então meus queridos amigos e compatriotas brasileiros. Rotary é isso, experiências inesquecíveis e a oportunidade de construir um futuro melhor a partir do intercâmbio de culturas, tecnologias e conhecimento, mas mais importante é a troca de humanidade entre os povos. Sou muito grato por ser digno dessa viagem, e ainda mais por ser me dado o cargo de líder para um grupo que não poupou esforços para representar a alegria e harmonia brasileira na Baviera. A Alemanha é maravilhosa, temos muito a aprender e a melhorar em nosso país, porém sei que estamos no caminho certo, e esta mudança começa agora, a partir de uma nova consciência e com a visão de um futuro socialmente e economicamente adequado a partir de bons exemplos vividos. 

Obrigado a todos por compartilharem das nossas experiências aqui no Blog! Caso surjam perguntas ou dúvidas referente ao programa e da nossa viagem, estamos dispostos a respondê-las. 

Machen es gut liebe Freunde!

Ihre

Marcelo Felipe Iseri Kopp
Team Leader do 1º NGE Program do Distrito 4630 com o distrito 1840, com orgulho.

Um comentário:

  1. PARABENS A TODOS VOCES PELO CONSCIENTE, RESPONSAVEL E MARAVILHOSO TRABALHO DESENVOLVIDO

    MÁRIO R. KOPP
    ROTARY CLUB MARINGA AEROPORTO

    ResponderExcluir