Parte do grupo com amigos em São Paulo, depois de se esbaldar no Bar do Camarão no Itaim!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meus queridos e queridas compatriotas brasileiros.
Aqui quem vos fala é o líder do primeiro grupo do NGE (New Generation Exchange) do distrito 4630, que está agora na Alemanha aproveitando todo o seu frio, tecnologia e cultura.
Nunca me apresentei aqui, portanto, farei-o agora rapidamente (assim como faço quando os Alemães me perguntam o motivo de eu saber falar um pouco de alemão!).
Eu sou o Marcelo Felipe Iseri Kopp, filho de Mario e Elza Kopp, uma vez intercambista na Alemanha em 2006, estudo administração na UEM e trabalho com meu pai em uma firma de ferro e aço.
Pronto.
Bom, partindo de onde a Najla parou temos muito, mas muuuuito para contar!!
A viagem de GRU para MUC foi muito fantástica (mesmo que na classe econômica), viajamos em grupo e curtimos o Airbus A340-600 com estilo!! Fizemos uma reunião na ala do banheiro e aproveitamos para tomar um monte de bebidas e comer um monte de Pick Ups como vocês podem ver aqui:
Quando chegamos no dia 22, (6 dias atrás) tivemos uma correria danada! Visitamos, conhecemos, conversamos, encontramos, tomamos um banho de cultura, e apanhamos muito da língua alemã. Eu consegui me safar um pouco da surra, mas os outros cinco são sortudos por saberem falar bem o inglês! Aqui, o Rotary e as pessoas se prepararam para termos uma comunicação eficaz e eficiente, portanto, o inglês é agora a nossa língua oficial.
No dia em que chegamos em Munique, (08hs da manhã hr local, 05:00 no Brasil) chegamos na nossa família hospedeira, nossa mãe Susanne Wente foi nos buscar no aeroporto e levar 4 de nós para casa em Kirchenheim (Eu, Najla, Patrícia e Alan), enquanto isso a Hana e a Najla ficaram hospedadas em outra família. Enfim, tivemos apenas um tempo para ajeitarmos nossas malas e fomos direto para Munique andar um pouco na cidade e almoçar. Tivemos um delicioso almoço bávaro com direito a chucrute!! Mais tarde encontramos a Hana e Najla, e fomos para a reunião do Rotary onde havia a primeira palestra sobre Arquitetura para as meninas. Nem preciso dizer que estávamos todos mortos nessa hora.
Dia seguinte o nosso grupo se sentiu completo, pois estava nevando! Tivemos o nosso primeiro café da manhã, e fomos encontrar a Anne Marie pontualmente na Marienplatz, para irmos ao Residenzmuseum (local onde os reis da bavária moraram, riqueza é pouco naquele lugar hein, ô loco!). Depois tivemos novamente um almoço bávaro em um restaurante famoso,o Zum Franziskaner e continuamos o nosso banho de cultura, fomos para a Pinakothek der Modern (Pinacoteca moderna), nem preciso dizer que a Hana e Pati adoraram né. Chegando em casa nós fizemos uma janta brasileira para a Susanne, Jürgen e Georg, e também para os amigos deles. Enfim fizemos pão de queijo, brigadeiro, e caipirinha, servimos também pé de moleque, doce de abóbora, doce de leite e paçoca. Entre os trancos e barrancos acho que deu tudo certo, a galera adorou (principalmente a caipirinha que a Najla Neme fez!) e fomos dormir todos felizes.
Hana e Najla com o famoso Breze
A Hana com um Radler e eu com a Weissbier!
No dia 25 nós acordamos cedo para visitar o centro olímpico e também subir na torre, visitamos o showroom da BMW, comemos comida italiana e fomos para..... A HOFBRÄUHAUS!!! Noite perfeita para nós brasileiros que fomos para a reunião arranjada entre o Rotary München Freiheit e o Rotary München West (o primeiro e último rotary a nos hospedar). A noite foi bem animada, e pude gastar bem o meu alemão com a galera!
Esfregar o nariz do leão neste escudo diz que traz boa sorte, vamos tentar né!
Fomos embora de Munique no dia 26 para visitar Ingolstadt, lugar onde há a fábrica da AUDI, fizemos uma visita técnica fantástica e infelizmente não eram permitidas fotos dentro da visita, mas podem ter certeza que foi algo de mudar vidas e conceitos, para ser melhor ainda, a nossa guia é uma brasileira chamada Nádia, natural de Blumenau e que fundou o Interact lá nesta cidade, coincidências incríveis! Ao ver o jeito que a empresa funciona, deu para se notar a pontualidade, precisão, eficiência e eficácia alemã, e claro, descobrimos como se constrói um AUDI a partir de uma folha de aço. Foi a pura arte da administração e inspiração juntas! Mais tarde nós almoçamos, fomos no museu da AUDI que é do lado da fábrica e fomos tomar um café delicioso em uma loja de um rotariano. A noite nos encontramos com o Rotary de Schrobenhausen-Aichach no qual o local era o ponto de encontro de caçadores, ou seja, após comemos o tradicional Leberkäse bávaro, pudemos dar uns tiros em alguns alvos com uma espingarda de pressão! Imagina a diversão do garoto aqui! Hahaha!
E finalmente, o dia de ontem (estou madrugada adentro carregando as fotos e escrevendo este post), fomos cedo para uma empresa que fábrica máquinas que perfuram a terra para se fazer fundações em construções. O nome da empresa? BAUER. Fantástico e impressionante! Ver máquinas de mais de 1 milhão de Euros nascerem para depois construírem as futuras mega construções é realmente um grande privilégio! À tarde fomos conhecer a cidade de Augsburg com o chairman do distrito 1840 Stefan Lesny e com o melhor guia do universo Alexandre (um alemão que viveu 6 anos no Rio de Janeiro, e tá com a ginga brasileira desde então). Jantamos, e estou aqui.
Gostaria de agradecer já imensamente o coordenador do primeiro programa de NGE do distrito 4630 , Howard Gabe, assim como o nosso querido Chairman responsável pelos outbounds e inbounds e também coordenador do NGE no distrito 1840, Stefan Lesny (que no momento estou hospedado aqui em Schrobenhausen). Também não poderia faltar os meus pais Mario e Elza, os queridos Eid e Nilva, o pessoal que foi se despedir de nós no aeroporto, o meu irmão Victor (por ter nos recebido em Sampa!), a cunhada Andréa, a Alessandra, o Gian, e assim vai.
Aqui está fantástico, mas sinto falta de vocês!
Enfim, até o próximo post, onde alguém poderá postar algumas novidades
(enfim, todos os 6 integrantes do NGE podem postar aqui no blog, se isso irá acontecer ou não, dependerá da disponibilidade de internet na família hospedeira e também de energia do próprio corpo, porque estamos trabalhando direto!)
oii Alan!
ResponderExcluirAs fotos estão todas lindas. Os lugares são maravilhosos.
Aproveitem be ma viagem!
Saudades!!
beijos de sua irmã